NotíciasPreparação física no futebol: 4 fundamentos para treinar em casa

Preparação física no futebol: 4 fundamentos para treinar em casa

Mesmo com algumas flexibilizações nas regras do isolamento social e aos poucos as academias terem seu funcionamento parcialmente restabelecido, os treinos em casa passaram a ser uma ótima alternativa para quem tem pouco tempo livre para a prática esportiva. 

Seja no quintal, na sacada do apartamento, ou até mesmo na quadra do condomínio, qualquer espaço que você se sinta confortável pode se tornar o ambiente ideal para a prática de atividades físicas.  

AUMENTO DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS EM CASA

Segundo relatório desenvolvido pelo Strava – plataforma on-line de registro de atividades físicas – a frequência dos praticantes de exercícios físicos, que utilizam o aplicativo, aumentou em 13,3% no ano de 2020, em relação ao ano anterior. 

Ainda segundo o mesmo estudo, os treinos em casa foram uma saída para os praticantes de esportes não ficarem parados em meio às restrições impostas pela pandemia. 

O Eu Sou Penalty separou algumas dicas para quem é amante de futebol e quer continuar treinando mesmo quando o tempo está curto ou diante das condições de isolamento social. 

1- MELHORANDO AS HABILIDADES NAS JOGADAS

Mesmo que você não conte com muito espaço para realizar o treino, é possível a utilização de equipamentos que facilitem essa execução.

Os cones, por exemplo, podem ser facilitadores para aumentar suas habilidades em driblar adversários e realizar passes para os seus companheiros de equipe. 

Você deve dispor os cones em linha e driblá-los, enquanto se move para frente, passando por dentro e por fora. 

Esse tipo de atividade pode ser feita com uma bola, ou somente com o corpo, trabalhando o equilíbrio e a coordenação motora. 

2- DESENVOLVENDO O CONDICIONAMENTO FÍSICO E A RESISTÊNCIA

Para manter-se bem durante os 40 minutos das partidas de futsal, ou nos tradicionais 90 minutos no futebol de campo, é fundamental o condicionamento físico estar em dia para segurar o fôlego e para conseguir um bom aproveitamento até o final do jogo. 

O treino de força, pode ser composto por exercícios de agachamento e flexão que trabalham articulações e músculos, esses movimentos ajudam no fortalecimento e previnem lesões.

Segundo Leandro Twin, professor e treinador de educação física, a resistência é caracterizada pelo tempo que você consegue sustentar determinado “estresse físico”. 

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, que para adquirir mais resistência física é necessário desempenhar atividades longas, podemos trabalhar aos poucos o acréscimo do tempo durante a execução do exercício”, afirmar Twin.

Ou seja, o aumento da resistência física está relacionada com o período de duração do exercício, cada segundo a mais, é considerado um progresso.

3- COORDENAÇÃO E VELOCIDADE

Pular corda pode ser uma boa pedida para melhorar a velocidade dos pés. Alternando os saltos, diminuindo e aumentando a velocidade dos pulos. É possível imitar o movimento, mesmo que você não tenha à disposição uma corda. 

4- EXERCÍCIOS COM INTERVALOS

Para ganhar força, muitos jogadores de futebol utilizam a corrida para aumentar a resistência. 

Apesar de correr muito durante a partida, o treino é fundamental, pois esse trabalho inclui  aumentar e diminuir a intensidade da atividade. Ou seja, o que basicamente acontece durante o jogo de futebol, no qual o jogador corre, caminha, muda de direção e intensidade por diversas vezes.

EQUIPAMENTOS QUE TE AJUDAM NO TREINO EM CASA 

No portfólio de produtos desenvolvidos pela Penalty, temos alguns itens que podem te ajudar nos fundamentos citados, conheça alguns deles:

O Cone de Agilidade Penalty 9  e o Kit Prato de Agilidade Penalty Mini Market Set servem para você demarcar ambientes, seja para realização de treinamentos funcionais ou esportivos, com mais agilidade e praticidade.  

Lembrando que a frequência e validação dos seus treinos devem ser acompanhados por um profissional de educação física. Além disso, é sempre importante procurar um médico antes de iniciar qualquer prática esportiva ou de atividade física, esses profissionais avaliam as suas condições de saúde e o que é mais indicado.

E aí, o que achou das dicas do Eu Sou Penalty? Acompanhe tudo sobre os nossos produtos, lançamentos, conteúdo sobre a prática esportiva aqui, no nosso site e redes sociais.