NotíciasAquecimento ou alongamento? Maneiras de preparar o corpo para a prática de exercícios

Aquecimento ou alongamento? Maneiras de preparar o corpo para a prática de exercícios

Devemos aquecer, alongar, ou fazer os dois? É comum escutarmos que é preciso realizar aquecimento ou alongamento antes de iniciar a prática de exercícios físicos, principalmente antes daqueles que demandam bastante esforço de diferentes grupos musculares.  

Mas, será que esse ritual é mesmo necessário antes de iniciar uma atividade? Hoje trouxemos alguns pontos interessantes sobre o que fazer antes e depois do treino.

DIFERENÇA DE AQUECIMENTO E ALONGAMENTO

Segundo o personal trainer Laércio Refundini, quando falamos de aquecimento, devemos considerar que serão realizados os mesmos exercícios ou a mesma modalidade que você está se preparando para fazer, porém com menor intensidade.

Por exemplo, se você iniciar um treino de membros superiores, você pode aquecer com 10 a 20% do peso total que utiliza normalmente.  Esse tipo de aquecimento é o que chamamos de aquecimento corporal específico.

DICAS DE EXECUÇÃO DE AQUECIMENTOS

Cargas menores – Exigindo resistência, todavia, sem oferecer desgaste da musculatura. 

Quantidade de movimentos – O aquecimento deve ser controlado, com cerca 15 repetições do exercício.

“Não existe essa história, fazer bike ou esteira e depois ir para a musculação, isso é apenas uma forma de você se ligar que irá iniciar um exercício, mas o preparo do músculo precisa ser com um exercício específico”, pontuou o personal trainer. 

O clássico exercício na esteira ou na bicicleta é o que chamamos de aquecimento geral, que consiste no aumento da temperatura e na ‘ativação’ do sistema nervoso, de maneira geral. 

Os principais benefícios da prática de aquecimento são: 

1- Prepara o corpo para o esforço;

2-  Melhora o desempenho;  

3- Reduz o risco de lesões; 

4- Aumento da resistência. 

Já o alongamento trabalha apenas a flexibilidade dos músculos. 

Sendo indicado em momentos diferentes daqueles antes do treino intenso. Diminui a ansiedade e o estresse, pode ser feito ao acordar, antes de deitar ou durante uma pausa do trabalho.  

BENEFÍCIOS ALONGAMENTO

Para atletas ou amadores, as vantagens da prática do alongamento estão relacionadas ao aperfeiçoamento dos movimentos corporais. 

As dores de algumas regiões estão muito ligadas aos alinhamentos da coluna, pescoço, membros inferiores, região pélvica e lombar. 

Os principais benefícios da prática de alongamentos são:  

1- Melhoria da postura;

2- Aumento da flexibilidade; 

3- Ampliação de movimentos;

4- Ajuda no relaxamento e na respiração. 

Para quem curte a prática de alongamentos e deseja aperfeiçoar a execução, pode experimentar aulas de yoga ou pilates, que trabalham o alongamento muscular e a elasticidade do corpo.

AQUECIMENTO PARA TREINOS DE MUSCULAÇÃO E CORRIDAS

Antes de iniciar um treino de musculação você pode fazer cerca de 20 repetições de algum exercício que você já faz, com uma carga mais leve do que a habitual. Exercícios tradicionais como supino e agachamento são muito utilizados. 

Antes da corrida,  ande e dê pequenos pulos, movimentando as articulações dos membros inferiores. Essas sequências parecem simples, mas preparam a respiração e aquecem a região que você trabalhará durante a atividade.  

Lembrando que é fundamental que sua atividade seja acompanhada por um profissional de educação física.

Continue de olho nos nossos conteúdos aqui no blog, redes sociais e no site da Penalty.