NotíciasCrescimento do futevôlei: tudo que você precisa saber para começar a praticar

Crescimento do futevôlei: tudo que você precisa saber para começar a praticar

O futevôlei virou uma febre nos últimos meses. Para quem é ligado nas redes sociais e curte esportes, com certeza observou artistas, atletas de outras modalidades e pessoas anônimas praticando o esporte, que tem uma crescente no número de interessados. 

Com origem no Rio de Janeiro, o futevôlei ultrapassou as fronteiras cariocas e ganhou o coração até mesmo de pessoas que moram em cidades que não têm praia. Em quadra de areia, muitas vezes aberta, a prática se tornou uma alternativa mesmo durante a pandemia, já que no cenário atual são recomendadas atividades ao ar livre. 

Entenda a modalidade 

Futebol + Vôlei, a atividade une algumas das bases dos dois esportes, mas apesar do nome, a modalidade é bem diferente em outros aspectos. 

As regras de pontuação são parecidas com as do voleibol. O jogo pode ser em duplas (2×2), trios (3×3) ou quatro jogadores (4×4), mas o número oficial de participantes são dois participantes de cada lado.

O objetivo é marcar pontos, que são válidos quando a bola cai dentro da quadra adversária. Igual ao vôlei, são permitidos até três toques, passando para o outro lado quando se esgotam os passes. 

Movimentos com a utilização da cabeça, pernas e pés são permitidos; não podem ser usados mãos e braços. 

Os principais fundamentos durante a partida de futevôlei são: saque, recepção, passe, ataque e defesa. 

Benefícios da atividade física 

Assim como em outras atividades esportivas que movimentam diferentes regiões do corpo. O futevôlei aciona principalmente o abdômen, glúteos, coxas e panturrilhas do praticante.

O esporte tem caído no gosto mesmo de quem nunca teve contato com a prática,  já que com a rotina de treinos os movimentos vão se aperfeiçoando e os níveis são ampliados e melhorados. 

Camila Peduti Estefano, 37 anos, administradora e professora de futevôlei, viu no aumento da procura pela modalidade a oportunidade de empreender, aí surgiu o “Prainha”, uma arena de esportes de areia, localizada na cidade de São Roque, interior do estado de São Paulo. 

Camila pratica futevôlei há 15 anos

Em entrevista para o Eu Sou Penalty, a professora opinou que a pandemia foi um dos motivos pelo aumento da procura pela prática do esporte. “As pessoas perceberam que estar com o corpo ativo, impacta diretamente para uma mente saudável e contribui positivamente para o aumento da imunidade”, considerou. 

Segundo a professora, não existe uma idade mínima para o início da prática, mas por conta das dimensões e peso da bola, a idade mínima recomendada por ela é a partir dos 6 anos. 

Dicas para iniciantes

Com cerca de 15 anos de vivência com a prática e agora vendo de perto muitas pessoas iniciando na modalidade, Camila apontou que paciência e resiliência são fundamentais para o começo dos treinamentos no futevôlei. 

O começo é um pouco sofrido. Os lugares que a bola bate, movimentos repetitivos, o corpo não está acostumado. Mas é um esporte muito divertido e gostoso de jogar. A maioria das pessoas insistem, continuam e ficam viciadas”,

disse a professora e atleta.

Curiosidades sobre o futevôlei

  • Cada partida tem 18 pontos, disputada em set único.
  • É importante a utilização de uma bola específica para a modalidade. 
  • Não é necessário saber jogar vôlei ou futebol para praticar. 
  • Gasto médio em 1 hora pode variar de 500 a 800 calorias. (Esse número depende da intensidade do treino e também da individualidade biológica de cada pessoa). 

cuidados para praticar na pandemia

Assim como em outras atividades feitas durante o período de enfrentamento à pandemia da Covid-19, é fundamental o máximo cuidado com a higiene. Respeitando os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde.

Alguns cuidados simples podem garantir que você esteja seguro durante os treinos ou jogos de futevôlei. 

1-  Medir a temperatura corporal antes de entrar em quadra

Essa primeira dica já se tornou parte do nosso dia a dia. Antes de entrar em diversos lugares seguimos essa regra, por isso antes de qualquer atividade física ela vale também. 

2- Uso de máscara durante a atividade 

Acessório obrigatório. As máscaras são indispensáveis, principalmente, ao sair de casa e circular em ambientes públicos. 

3- Limitação do número de pessoas

Uma das vantagens da prática do futevôlei é o número reduzido de pessoas que são necessárias para que o jogo aconteça, sendo assim, evita-se aglomeração no espaço. 

Além disso, a maioria das quadras são ao ar livre, diminuindo os riscos de contaminação no espaço. Para evitar que o número de pessoas  se exceda, na maioria dos lugares, é possível o agendamento de horário.  

4- Higienização constante das mãos e equipamentos

Como última dica e não menos importante, vale lembrar que a higiene das mãos, equipamentos e espaços compartilhados é de extrema importância.

Apesar de parecer algo incômodo, é necessário parar a atividade para ter essas precauções, com o passar do tempo esses cuidados se tornam rotina da prática de esportes e atividades físicas. 

Novas tendências 

Observando a alta na modalidade, a Penalty segue buscando inovar e trazer o melhor para os praticantes das mais plurais atividades físicas e esportivas. 

Segundo Nilton Franco, Gerente Executivo de Produtos da Penalty, os modelos desenvolvidos pela marca se diferem do que é entregue pelo mercado de equipamentos esportivos.

O futevôlei é único. É fundamental que os praticantes utilizem uma bola específica para a modalidade, isso interfere diretamente na performance e também na segurança do praticante”, 

considerou.

bolas de futevôlei Penalty

Trouxemos as duas opções desenvolvidas para a modalidade das areias, conheça os modelos:

BOLA FUTEVÔLEI ALTINHA PENALTY XXI

BOLA ALTINHA PENALTY XXI

Indicada para iniciantes na modalidade, a Bola Altinha Penalty XXI, conta com tecnologia, resistência e o principal: conforto. Principalmente para quem está começando no esporte, é muito importante que o equipamento seja macio e que o contato não machuque, já que o início é sempre um momento de adaptação aos movimentos. 

Para conhecer a Altinha da Penalty acesse o site

BOLA FUTEVÔLEI ALTINHA PENALTY XXI

A segunda opção apresentada, é a Bola Futevôlei Altinha Penalty XXI. Ela é indicada para partidas amadoras e profissionais. Conta com construção sem costuras, o que deixa a bola mais leve e com performance elevada. 

Dispõe de tecnologia Termofixo, recebendo um tratamento térmico que estabiliza a estrutura garantindo resistência, estabilidade e uniformidade. Além disso, a bola possui Câmara 6D, composta por seis discos posicionados simetricamente, entregando ao praticante o máximo equilíbrio durante as jogadas. 
Para conhecer a Bola Futevôlei Altinha Penalty XXI acesso o site.