ProdutosCiclismo: 5 dicas para começar a pedalar com segurança e performance

Ciclismo: 5 dicas para começar a pedalar com segurança e performance

Pedalar está em alta. Muitas pessoas começam nas ruas, em ciclovias e depois com mais tempo da prática, acabam percorrendo longos caminhos, em rodovias, trilhas, enfrentando obstáculos e superando os limites do corpo. 

A Penalty estreou nas últimas semanas, o vídeo “Eu sou superação, eu sou a glória”, falando sobre a modalidade. Você viu? No filme, os personagens estão trajados com a confecção Penalty, por isso, vamos apresentar neste conteúdo, algumas opções de itens desenvolvidos para pedalar ou para atividades semelhantes. 

Dicas para quem está começando pedalar

O Eu Sou Penalty trouxe algumas dicas para quem curte pedalar e ainda é iniciante, ou para quem nunca andou de bike mas tem curiosidade de começar a praticar.

1 – RESPEITE SEUS LIMITES  

É natural querer evoluir progressivamente na prática de qualquer atividade física ou esporte. Mas, é importante ter cuidado com o ritmo acelerado, para não correr o risco de sofrer lesões. 

Ir conquistando experiência e constância aos poucos é o caminho para que a quilometragem da sua pedalada seja cada vez mais longa. 

2 – CONHEÇA O TRAJETO 

Para o início no pedal é recomendado traçar ruas calmas, ou seja, com poucos obstáculos. Como em ciclovias e ciclofaixas, por exemplo, que estão presentes em muitas cidades brasileiras e são uma opção segura de circuito. 

Se possível, vá por um caminho conhecido, assim, você evita precisar parar para buscar informações com pessoas, ou no celular e, tem mais tempo para se concentrar na prática. 

Com a confiança de um trajeto tranquilo, você conseguirá aproveitar ao máximo e aumentar seu desempenho. 

3- TOME CUIDADO COM HIDRATAÇÃO E ALIMENTAÇÃO 

Essa dica vale tanto para quem está começando, quanto para os veteranos. Os cuidados com a alimentação e hidratação são fundamentais na prática de exercícios físicos. 

Segundo o estudo “Alimentação para atletas e esportistas”, desenvolvido por pesquisadoras da Universidade de Brasília, o que costumamos consumir como pré-treino, devem ter o objetivo de estabilizar a quantidade de açúcar no sangue e aumentar as reservas de glicogênio no fígado e dos músculos. Ou seja, devem ser consideradas quantidades elevadas de carboidratos, moderadas de proteínas e baixa quantidade de gordura. 

“A alimentação envolve aspectos mais profundos, que devem ser suficientes para suprir as necessidades do corpo”, ainda segundo o estudo esses aspectos estão relacionados à quantidade, qualidade, harmonia e adequação da alimentação, de pessoa para pessoa. 

Essa combinação deve garantir que as necessidades energéticas e nutricionais sejam  supridas e as funções estejam equilibradas. 

Quem pedala e pratica exercícios com alta intensidade, pode considerar uma dieta com a presença de carboidratos.

Porém, alguns alimentos podem ser vilões. É ideal é evitar as escolhas de difícil digestão, como frituras e grandes porções. 

Claro que essas sugestões são genéricas e, a alimentação é algo específico de pessoa para pessoa. Por isso, o ideal é consultar-se com um nutricionista para que uma dieta específica seja indicada para você. Agora vamos à água! Algo fundamental nesse quesito, é levar consigo uma garrafinha e ter um pit stop para repor a hidratação.

4- procure um grupo de pedal 

Andar de bike com uma companhia, além de mais seguro, pode ser mais divertido. Nossa quarta dica é: procure um grupo de iniciantes para pedalar. Existem pessoas que estão no mesmo processo que você, ou que curtem passeios “mais tranquilos”, ideais para quem está começando. 

Além da companhia, alguém com experiência pode ter explorado mais possibilidades de trajetos, com poucas subidas, em um ritmo mais leve. Nas redes sociais, é possível encontrar perfis que indicam grupos e, até mesmo em lojas especializadas em bicicletas, que costumam organizar passeios.

5- ESCOLHA ROUPAS E EQUIPAMENTOS APROPRIADOS 

Agora vamos à nossa especialidade, afinal, a Penalty se preocupa em oferecer o melhor em confecção e equipamentos para a prática das mais plurais práticas esportivas.

Quando falamos sobre ciclismo, que é normalmente, uma atividade física que exige bastante do condicionamento físico, alinhar conforto e segurança pode ser a chave para  conseguir melhorar a performance. 

Estar com roupas, calçados e  equipamentos que ajudem neste processo como: roupas leves, com tecidos respiráveis, devem estar nos critérios para a escolha das peças de treino. 

As roupas térmicas desenvolvidas pela Penalty podem ajudar. Todas essas peças que são confeccionadas pela Penalty são pensadas, principalmente, para combinar conforto e equilíbrio térmico. 

Aqui você encontra algumas opções térmicas e de compressão. Confira no site da Penalty, outras opções de confecções e calçados para a prática esportiva e melhore sua performance.

Clayton Maia começou a pedalar há cerca de 9 meses

Clayton Maia, 28 anos, auxiliar de engenharia, começou a pedalar há nove meses. 

Em relato para o Eu Sou Penalty, ele considerou que o interesse aumentou quando viu que a modalidade era uma possibilidade de conhecer lugares e, “sair da zona de conforto”.

“Eu comecei em espaços mais próximos da minha casa, bairros vizinhos e, com o tempo fui evoluindo para percursos mais distantes”, disse Clayton, contando um pouco sobre sua evolução na prática da atividade. 

Além dos benefícios do exercício físico no dia a dia, ele citou andar de bike como um momento de relaxar. “É um momento de liberdade, para pensar na vida”

E aí, o que achou das nossas dicas? Deu vontade de pedalar? Manda esse conteúdo para alguém que você sabe que curte bike ou que está começando a praticar.