NotíciasConcurso cultural promovido pela Penalty ganha premiação Internacional de Criatividade

Concurso cultural promovido pela Penalty ganha premiação Internacional de Criatividade

Ação da Penalty com a Trama Comunicação conquistou o troféu de bronze na categoria Uso da Imprensa no Prêmio Lusófonos da Criatividade 2021. Sediada em Portugal, essa é a única premiação mundial dedicada exclusivamente para homenagear e debater os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa.

Sobre a ação  

O reconhecimento ocorreu por meio da campanha do Concurso Cultural #ABoladoJogo, promovido em 2020 pela Penalty, fornecedora oficial de bolas da Liga Nacional de Basquete (LNB). Em conjunto com a LNB, a marca esportiva convocou torcedores de até 14 anos de idade para desenhar versões estilizadas da tradicional bola laranja.

“Estamos muito orgulhosos desta conquista, o que comprova que estamos na direção correta da comunicação mundial, em um reconhecimento internacional como é o caso dos Prêmios Lusófonos de Criatividade”, destaca Sandra Bonani, Diretora de Influência da Trama Comunicação.

O case premiado

Devido à pandemia do coronavírus, a LNB decidiu cancelar a temporada 2019/2020, paralisando os jogos entre março e novembro de 2020. Diante disso, havia a necessidade de criar ações para engajar os fãs da modalidade durante o período e despertar novos públicos com interesse no basquete, principalmente adolescentes e crianças, que tiveram o ano letivo interrompido e, portanto, não teriam o contato com a modalidade nas aulas de educação física e no convívio escolar.

Com o concurso no ar, o Grupo Trama recebeu dois desafios: coordenar a divulgação à imprensa, com o objetivo de alavancar a participação e o engajamento do público, e ampliar a divulgação da bola Crossover Pro 7.8, que ganharia uma versão inédita para o jogo de abertura da nova temporada.

Repercussão e resultados

A ação, que aconteceu por meio das redes sociais com o público jovem, teve ampla repercussão em veículos que cobrem as editorias de marketing e basquete.

Ao todo, foram 77 matérias publicadas na imprensa, que geraram uma audiência superior a 3 milhões de pessoas. Enquanto isso, o alcance das publicações nas mídias digitais foi de 566 mil.

Para saber mais sobre o case, acesse o link.

Vencedora do concurso

A melhor criação da Crossover Pró 7.8, em eleição por voto popular em sua fase final, foi a da estudante Luana Santa Cruz, de 14 anos, de Campina Grande (PB), que trabalhou com a temática “Por um mundo sem racismo”. A frase se transformou no lema da bola da rodada de abertura da temporada 20/21 do Novo Basquete Brasil (NBB), em novembro do ano passado.