NotíciasPenalty e LNB abrem a votação para o concurso “A Bola do Jogo 21/22”

Penalty e LNB abrem a votação para o concurso “A Bola do Jogo 21/22”

Após o sucesso em 2020, a Penalty e a Liga Nacional de Basquete (LNB) abriram ao público, nesta semana, a votação da “A Bola do Jogo 2021/2022”, concurso cultural que tem o objetivo de gerar engajamento e fortalecer a modalidade esportiva nas comunidades.

Realizada em parceria com a LNB, a ação deste ano contou com uma dinâmica diferente daquela realizada no ano passado, quando jovens torcedores de até 14 anos foram convidados para desenhar versões estilizadas da Crossover Pró 7.8.

Temporada 2021/2022

Nesta edição, para o desenvolvimento do novo visual da famosa bola laranja que irá marcar o início dos jogos da próxima temporada do NBB, os 17 times que integrarão o torneio foram convidados a participar da iniciativa, com a indicação de um artista regional para executar a missão. A proposta foi apostar nos artistas que representam as comunidades locais, para dar visibilidade às regiões onde os times são sediados.  

É importante ressaltar que a estratégia da campanha com o foco na regionalização não para por aí. Todas as bolas que foram criadas para esta edição do concurso vão seguir para um leilão virtual na Play For a Cause, empresa que tem a proposta de promover leilões relacionados ao esporte e ao entretenimento para gerar recursos financeiros em prol de projetos e instituições com foco em educação e inclusão no Brasil e no mundo. O leilão começa junto com o início da votação, já está disponível no site.  

Ação social

A quantia arrematada por cada bola será destinada para os clubes, com a finalidade de reverter o valor para um projeto social da sua respectiva comunidade, para investimentos na modalidade. A LNB se responsabiliza, junto aos clubes participantes, por escolher uma organização sem fins lucrativos para receber o dinheiro arrecadado em leilão.

Delano Franco, Presidente da Liga Nacional de Basquete, comenta a importância do concurso. “Com essa ação, queremos aproximar os artistas dos clubes e seus torcedores. Os 17 times do NBB estão participando da #BoladoJogo e irão ajudar instituições de caridade. A parceria com a Penalty nos proporciona inovar sempre e reforçar o papel social da Liga Nacional de Basquete”, completa Franco.

“Ficamos muito felizes com a repercussão da ‘Bola do Jogo’ em 2020, com todo o resultado e causas sociais levantadas. Por isso, identificamos uma grande oportunidade para oferecer engajamento na prática do basquete. Nesta edição da campanha, vamos além, com a proposta de movimentar todas as regiões do Brasil que irão participar do torneio e envolver as comunidades que respiram a modalidade “.

afirma Bernardo Caixeta, Gerente de Marketing e Relações Esportivas da Penalty.

A partir dessa semana os 17 projetos artísticos entraram em votação na internet, por meio do site.

Mecânica da campanha 

Para participar da ação, que visa o destaque de temas que abordem questões sociais, esportivas e ambientais, cada clube do NBB recebeu uma bola Crossover Pró 7.8. Ficou a cargo do clube e do artista a definição de um tema livre para o projeto. Várias regras, porém, foram estabelecidas, a exemplo da proibição de projetos utilizando marca ou logo dos clubes, além de logo de patrocinadores e apoiadores, e divulgações publicitárias e desenhos que incentivem qualquer tipo de preconceito. 

O artista então teve a responsabilidade de desenvolver uma obra de autoria exclusiva dele, elaborada na própria bola, a partir da utilização de materiais de colorir, o que significa que não foram aceitos desenhos feitos por meio de programas digitais. Para a criação do desenho, além da bola, foram disponibilizados kits de canetas, considerando que os artistas também tiveram a liberdade de acrescentar outros materiais por conta própria, seguindo o projeto definido. 

A votação dessa primeira fase ocorre até o dia 13 de outubro. As quatro bolas mais votadas serão disponibilizadas, entre os dias 18 e 20 de outubro, para voto popular no perfil do Instagram da Penalty (@penaltybr) e da NBB (@NBB). A bola vencedora será utilizada, de forma simbólica, na primeira partida da temporada 2021/2022 do NBB, que será na disputa entre São Paulo X Flamengo, que ocorrerá em 23 de outubro, para marcar o início da competição.